Como Procurar Emprego: Conheça os Principais Sites de Vagas

3 min read
pessoa sentada digitando em um notebook

Antigamente, procurar emprego demandava uma pesquisa em anúncios nos mais diferentes jornais. Com a internet, ficou muito mais fácil e bastante acessível a busca por um novo emprego. Existem sites e mais sites que disponibilizam as melhores vagas para qualquer área. No artigo de hoje, vamos listar os principais sites de busca de emprego.

Para complementar ainda mais a lista e ajudar também os estagiários, vamos listar nesse artigo os melhores sites de emprego que disponibilizam, também, vagas para os estudantes de plantão. Não vai faltar chance para você entrar no mercado de trabalho!

Confira:

Primeiramente: você sabe como procurar emprego?

Não basta entrar nos sites de emprego para conseguir encontrar a sua vaga. Você precisa de saber como procurar a vaga de emprego. E há três possibilidades para você encontrar uma oportunidade que seja de seu interesse.

Primeiro, você procura diretamente pelo nome do cargo. Essa é a forma mais óbvia e simples de se buscar. A segunda é buscando pela área correlata. A terceira é ir diretamente atrás das empresas que contam com profissionais do seu segmento. Nelas, você pode encontrar ofertas de vagas com termos diferentes do que foi buscado, além de ver possibilidades não pensadas antes.

Entendida essa parte, agora podemos seguir para as dicas com os melhores sites de emprego!

Sites de emprego: conheça os principais

Se estamos no tempo em que as redes sociais fazem parte da rotina de tanta gente, o primeiro site citado não poderia ser outro. O LinkedIn tem o caráter de uma rede social profissional e é um dos melhores sites para estabelecer um networking profissional interessante, colocar suas capacitações e ver empresas que estão em busca de novos colaboradores.

Você pode, além de fortalecer o seu networking, absorver novos conteúdos disponibilizados pelos membros da rede, compartilhar os que considera relevantes e manter um bom relacionamento com possíveis parceiros de trabalho.

A rede também te ajuda a ter uma visualização atual do mercado. Seu futuro chefe pode te encontrar na busca do perfil ideal e ir até você. Você tem também a possibilidade de pagar um valor mensal para ter acesso às ferramentas mais completas.

Outros sites sempre citados são a Catho e o InfoJobs. A Catho publica aproximadamente 1,8 milhão de vagas a cada ano. Atualmente, o serviço é pago, mas é possível experimentar por sete dias gratuitamente. No caso do InfoJobs, a pesquisa e busca de vagas é gratuita e os dados ficam disponíveis por tempo ilimitado. Os dois tem versões em aplicativo.

Um que tem causado um pouco de confusão com um órgão do governo é o SINE. Mesmo com a mesma sigla e nome similar com o órgão do Ministério do Trabalho (o site é Site Nacional de Empregos, o outro é Sistema Nacional de Emprego), ele é independente e funciona desde 2000, com vagas para os mais diversos segmentos.

À procura de um estágio: temos dicas também!

O estágio é a melhor experiência para o estudante que quer aprender o que é cobrado no mercado de trabalho. É também o caminho mais interessante para você poder conquistar o primeiro emprego na sua área de formação. Afinal, se você for um bom estagiário, pode ser recompensado com a efetivação.

Aqui, citaremos três dos principais portais focados exclusivamente em estágio. O primeiro é o Nube. Mantido pelo governo, você pode cadastrar currículos e procurar vagas, além de contar com dicas para a entrevista, para um bom currículo e outras funcionalidades que te auxiliam na busca da primeira oportunidade.

O CIEE também é uma plataforma do governo e tem uma variedade de vagas disponíveis. Por fim, citamos também o estagiários.com, que disponibiliza seu currículo para empresas de todo o Brasil.

Não faltam oportunidades nem dicas para saber como procurar emprego, não é mesmo? Mas de nada adianta você procurar sua vaga se não tiver um currículo forte. Para estar sempre atualizado, busque se capacitar continuamente! Assim, você se diferencia e sai na frente da concorrência.

Você conhece algum outro bom site para procurar emprego ou estágio? Deixe nos comentários!

1 thought on “Como Procurar Emprego: Conheça os Principais Sites de Vagas