Rotina de Estudos e Trabalho: 05 Dicas Para Você Se Organizar

Tempo de leitura: 3 minutos

pessoa escrevendo em um caderno e utilizando um notebook

Montar um roteiro de estudo não é tarefa fácil, não é mesmo? Muitos fatores podem ser dificultadores quando você quer reforçar algum conteúdo. Seja o trabalho ou mesmo a distração com as redes sociais, você pode acabar se perdendo e, por consequência, prejudicando o aprendizado. Mas que tal saber como organizar uma rotina de estudo?

Quando o dia é dividido entre trabalho e instituição de ensino, os desafios são ainda maiores. Você já não tem tempo para fazer as coisas básicas. Como então vai construir um plano de estudo que seja eficaz? Bom, a resposta está aqui. É só continuar a leitura!

  1. Seu roteiro de estudo começa com horários

Se você cria uma rotina, tem mais motivação para respeitar horários e cumprir tarefas. O hábito de estudar sempre no mesmo horário cria uma facilidade para assimilar os conteúdos, já que seu cérebro irá se preparar para absorver o máximo possível durante aquele período.

Uma boa dica é que, ao chegar do trabalho, você busque relaxar um pouco antes de estudar. Mesmo com a necessidade de executar o plano de estudo, você precisa deixar o trabalho fora desse momento. Por isso, são ótimas opções um banho ou uma refeição mais leve.

 

Não se esqueça de criar estratégias

Estratégia é muito mais que um conceito explicado pelo Capitão Nascimento em Tropa de Elite. Estratégia é uma forma de executar ações em prol de um objetivo. No caso de uma rotina de estudo, isso é importante para a assimilação do conteúdo.

A sua estratégia pode ser ler dois capítulos e, logo em sequência, fazer alguma atividade relacionada ao tema para reforçar o que leu. Pode ser também a ordem de informações que vai ler. Tudo depende do seu jeito de estudar, mas com a estratégia você simplifica o seu esforço.

 

Organize a sua rotina de estudo

Atrelada à estratégia, a organização é fator essencial para que tudo saia conforme o planejado. Não adianta chegar em casa e espalhar os materiais na sua mesa ou no computador. É preciso calma e paciência para não se perder na pilha de livros.

Organize todos os documentos em sua área de trabalho (seja na escrivaninha ou no seu notebook), crie padrões para encontrar os arquivos e tenha próximo de você cadernos para que possa fazer anotações importantes.

 

Crie metas

Quando temos metas traçadas, ficamos focados em alcançá-las. Por isso, determine a você mesmo pequenos objetivos durante a rotina de estudos, não se esquecendo de estabelecer prazos para cumprir cada um deles.

Dessa maneira, a chance de se distrair durante o processo é bem menor.

 

Não se esqueça de descansar!

Mas nem tudo são só estudos, estudos e mais estudos. O plano de estudo só vai dar certo se você tiver um tempo para se distrair. Se você gosta de sair, chame os amigos, saia de casa e não deixe a rotina te engolir. Se prefere descansar, separe um tempo para ver um filme, ler um livro ou qualquer outra atividade que te traga relaxamento.

O nosso cérebro precisa de momentos leves para que, no momento do esforço máximo, nada saia dos trilhos!
As dicas que demos, certamente, contribuem para uma rotina de estudos e trabalho menos cansativa e mais produtiva. Todavia, você deve buscar se autoconhecer cada vez melhor, para que não ultrapasse seus limites e/ou identifique quando é possível dar mais energia!

O que achou das dicas para organizar o dia a dia de quem estuda e trabalha? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *