Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Como Conseguir Um Emprego Sem Experiência?

3 min read
Veja como conseguir um emprego sem experiência com dicas práticas!
homem bem vestido sentado na rua com seu notebook em mãos
homem bem vestido sentado na rua com seu notebook em mãos

Obter um emprego sem experiência pode parecer difícil, mas há algumas dicas que você pode utilizar para realizar essa conquista. Vamos descobrir quais são elas? 

Dicas para conseguir um emprego sem experiência

Desde muito jovens, sofremos a pressão da sociedade para nos formar na escola e fazer uma faculdade, encontrar uma área de atuação e conseguir um trabalho nela. Mas nem sempre isso é fácil. 

Muitas pessoas acabam não cursando uma graduação ou nem mesmo terminando o ensino médio, seja por falta de tempo, dinheiro ou por não encontrar o seu curso ideal. 

Essa falta de capacitação costuma ser um dos principais motivos para não conseguir atuar no mercado de trabalho.

Além disso, as vagas de emprego costumam pedir muitos requisitos, como uma pós-graduação, por exemplo, que só é possível conseguir trabalhando em alguma empresa. 

Isso pode ser frustrante para muitas pessoas. Porém, há algumas dicas que você pode usar para conseguir um emprego sem experiência e dar a volta por cima.

Mostre conhecimento e suas habilidades

Coloque no currículo e reforce na entrevista suas habilidades e conhecimentos técnicos. Para cada uma delas, dê um exemplo de como você já a colocou em prática. 

Por exemplo, você pode dizer que tem um perfil de liderança, pois, uma vez, em um trabalho voluntário, ficou responsável por liderar um grupo, delegar tarefas e auxiliar. 

Faça trabalhos voluntários

Seguindo a mesma lógica anterior, os trabalhos voluntários são ótimas maneiras de conseguir um emprego sem experiência. 

Você pode desenvolver diversas habilidades. Esse tipo de trabalho é, inclusive, ótimo para intensificar o senso de coletividade.

Escolha ONGs em que possa exercer trabalhos de liderança, organização, administração, gerência, desenvolver a comunicação, ajudar no planejamento estratégico de ações e projetos e organizar eventos. 

Assim, você terá bastante bagagem para falar nas entrevistas de emprego!

Vá para feiras, palestras e eventos

Adquira conhecimento de forma prática e didática. Além disso, ao ir nesses lugares, você demonstra interesse e ainda é possível criar uma rede de contatos com estudantes ou profissionais da área. Assim, conquista contatos para quem sabe receber uma indicação quando surgir uma vaga de trabalho. 

Trabalhe para você mesmo

Crie projetos pessoais ou com amigos para adquirir experiência por conta própria. 

Você pode, por exemplo, escrever em um blog, ter um perfil de loja de roupas no Instagram, criar um protótipo de algo, ajudar na estratégia de um projeto de marketing, fazer uma maquete sobre um projeto de arquitetura ou engenharia, entre outros.

Mesmo que eles não saiam da gaveta, é importante mostrar que você tem as habilidades para tal, tomou iniciativa, mostrou proatividade e visão de negócio.

Faça cursos

Os cursos são a melhor forma de conseguir capacitação. Eles podem funcionar como um fator decisivo na concorrência. 

Portanto, se você ainda não concluiu o ensino médio, que tal começar agora com um supletivo rápido? Em menos de 12 meses você pode ter seu diploma e, depois, ingressar em uma graduação!

Seguindo nossas dicas você conseguirá seu tão sonhado emprego! Caso tenha se interessado pelo supletivo, entre em contato com a Faspec e termine seus estudos!

1 thought on “Como Conseguir Um Emprego Sem Experiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani