Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Entenda as vantagens do Ensino a Distância, o famoso EAD

3 min read

Nossos avós, ou até mesmo nossos pais só tinham uma única opção de método de estudo: o presencial. Talvez você até já ouviu aquelas histórias de que era preciso andar vários quilômetros, atravessar córregos para conseguir chegar na escola ou faculdade.

Pois bem, hoje é como se cada pessoa pudesse ter sua própria instituição de ensino, ali dentro de casa, seja pelo computador ou celular. O Ensino a Distância permitiu que as escolas e faculdades transmitam o conhecimento pela internet, e a localização física deixou de ser uma barreira para o aprendizado.

O EAD trouxe inúmeras vantagens, mas como tudo na vida, é preciso saber usá-lo da maneira correta, entender seus pontos fortes e pontos fracos para tirar o melhor proveito dessa ferramenta.

Algumas das suas principais vantagens são:

sala de aula online

Diploma do EAD com o mesmo reconhecimento do curso presencial.

O Ministério da Educação (MEC) criou uma regulamentação para acompanhar as instituições de ensino em seus cursos ensinados a distância. Essa avaliação permitiu com que os cursos tenham sua carga horária, conteúdo e qualidade mensurados. Dessa forma, as instituições de ensino recebem notas de 1 a 5 em relação a qualidade do curso EAD.

Instituições sérias e com boa reputação no Ensino a Distância conseguem oferecer diplomas que tem o mesmo peso e relevância em comparação aos cursos presenciais, o que acaba abrindo grandes portas para o mercado de trabalho.

Grande flexibilidade de estudo

No EAD, o aluno consegue acessar o conteúdo no horário que for mais conveniente, e isso tende a gerar uma produtividade maior no aprendizado.

As pessoas vivem realidades diferentes, com obrigações diferentes durante o dia. Muitos trabalham, ou cuidam da família, ou tem outras ocupações que fazem com que seus horários fiquem mais restritos. O Ensino a Distância permite com que o aluno aprenda nos horários que ele conseguir durante o dia e, inclusive, volte e reveja as aulas que quiser.

Custo normalmente mais baixo

O custo para uma instituição de ensino manter um curso presencial envolve uma relação grande de despesas. É preciso calcular o custo do imóvel onde as aulas acontecem, segurança de todo o prédio, limpeza, energia, manutenção, salário de todos os funcionários e dos professores de forma proporcional à quantidade de aulas, além de vários outros custos. Ao comprar um curso presencial, tudo isso é contabilizado na hora de precificar o curso.

Quando se fala de Ensino a Distância, a realidade é outra. Claro que existem vários custos para manter um curso de EAD acontecendo, mas normalmente o curto é menor do que da modalidade presencial. E isso permite com que você pague mais barato em um curso EAD do que em um curso presencial.

Variedades dos cursos no Ensino a Distância

Com o desenvolvimento dessa nova modalidade de educação, tanto os alunos quanto as instituições de ensino foram percebendo a grande vantagem em melhorar constantemente os cursos EAD, e principalmente criar novas opções deles.

Hoje é possível encontrar cursos a distância desde supletivo, até pós-graduação, mestrado, doutorado. E além do nível educacional, cresceu também a variedade. Humanas, exatas, biológicas, hoje é possível estudar em qualquer instituição do Brasil que tenha um curso a distância, independente de onde você mora.

Como tirar o melhor proveito do EAD?

O mesmo curso EAD pode ser feito por duas pessoas diferentes, e cada uma ter um aproveitamento totalmente diferente da outra. É preciso ter atenção aos dois principais “vilões” do Ensino a Distância:

– Você não tem a obrigação de fazer as aulas sempre no mesmo horário, mas sem criar uma rotina você pode ter dificuldade em terminar o curso no prazo certo;

– Você não precisar se deslocar para a sala de aula, mas sem estar num ambiente mais quieto você pode ter dificuldades com as distrações.

Via de regra, as vantagens do EAD superam em muito as desvantagens, e fazem com que aprender a distância seja um grande trunfo que tem transformado a vida de muitas pessoas hoje.

Se você gosta da ideia e que experimentar aprender a distância com uma instituição que tem nota máxima pelo MEC nesta modalidade, conheça os cursos oferecidos pela Faspec. Afinal, evoluir importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani