Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Aprenda a Potencializar seu Estudo e Lembrar-se de Tudo na Hora da Prova!

2 min read
mulher muito feliz vendo o resultado de sua prova
mulher muito feliz vendo o resultado de sua prova

Quem nunca virou a noite estudando e deu aquele “branco” na hora da prova? Essa situação é mais comum do que se pensa, afinal ninguém está imune ao nervosismo ou a perda de memória. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para potencializar os seus estudos e evitar que seu esforço seja em vão.

 

  1. Defina palavras-chave

Pode parecer besteira, mas definir palavras-chave facilita o aprendizado.  Ao invés de grifrar um parágrafo inteiro, você pode destacar um conjunto de palavras dentro do texto. Por meio delas você consegue organizar a memória e resgatar o conteúdo estudado.

Ao estudar sobre a 2ª Guerra Mundial, por exemplo, você pode definir como palavras-chave Alemanha, Hitler, 1939 e nazismo. Juntas elas resumem o que foi a guerra, onde e quando.

 

  1. Mantenha o foco

Manter o foco com certeza é o maior desafio na hora de estudar. Com celular e computador ao seu lado, fica complicado resistir à tentação.  Mas é preciso resistir, já que a distração afeta diretamente na maneira que aprendemos.

Defina um período curto de estudos, no máximo 30 minutos. Desligue o celular e vá para um lugar em que não haverá interrupções, como uma biblioteca. Aos poucos você se envolve com o conteúdo e nem se importa com o arredor.

 

  1. Tire um cochilo

É comprovado cientificamente: tirar um cochilo pode reforçar o aprendizado e a memória. Por isso, nada de ir virado para a prova. Relaxe a mente, descanse e o conteúdo que você estudou vai fluir bem mais fácil.

 

  1. Respire fundo

Não adianta se matar de estudar e surtar na hora da prova. O nervosismo bloqueia a memória e faz com que você não se lembre de nada. Ao respirar fundo você oxigena o corpo e relaxa o cérebro, permitindo que você pense de forma mais clara.

 

Agora que você já sabe como potencializar os estudos, é hora de encarar os livros outra vez. Bons estudos e boa prova!

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani