Como Melhorar o Rendimento Nos Estudos: 09 Dicas Para te Ajudar

Tempo de leitura: 4 minutos

mulher sentada escrevendo em um caderno pequeno

Estudar em casa tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Com o pouco tempo disponível e a necessidade de dividir a rotina de estudos com o emprego, se concentrar nos estudos é uma árdua tarefa. Entretanto, existem dicas para melhorar o seu rendimento!

Você está cansado de saber que tempo é dinheiro, mas no seu caso, tempo é dinheiro e momento de estudo. Evite distrações durante o momento de estudo: você precisa ter foco para absorver conteúdo para ter um estudo mais produtivo.

Fique ligado e anote as nove dicas para você estudar em casa. Falando em anotação…

1. Para estudar em casa, anote o mais importante

Não adianta apenas ler. Para melhorar o rendimento do estudo, use e abuse da caneta e do papel. Anote tudo que for mais importante, destaque pontos de atenção e deixe tudo descrito em um caderno com fácil acesso.

Aliás, fique atento à parte que dizemos para anotar no papel. Por mais que o computador seja a fonte do seu conteúdo no ensino à distância, escrever a mão te ajuda a reforçar os conteúdos. E quem diz isso são as pesquisas, que já provaram que, manualmente, o estudo fica mais produtivo.

2. Faça revisões – o quanto for necessário

Mesmo que você saiba como concentrar e tenha facilidade de aprendizado, não deixe de revisar. Rever o conteúdo, além de reforçar o que foi passado durante a aula, permite que você absorva um detalhe que deixou passar.

E não deixe a revisão apenas para o dia da prova. Programe-se para rever os conteúdos sempre que uma novidade for apresentada. Assim, você entende onde todos os pontos se ligam e aumenta o seu rendimento.

3. Qual é melhor: estudar sozinho ou em grupo?

A resposta é: depende. Se você se distrai com facilidade, o raciocínio deve ser o seguinte:

Amigo é coisa para se guardar, inclusive para estudar em casa. Na hora de reforçar seus estudos, deixe o seu amigo para outra hora. O foco tem que ser nas matérias e os conteúdos. A amizade pode ser verdadeira, mas a distração vem mais fácil e quem sai perdendo é você.

Mas se, por outro lado, você consegue se concentrar com facilidade, mesmo com conversas no entorno, talvez o estudo em grupo seja uma boa alternativa para tirar dúvidas e melhorar a absorção dos conteúdos.

Em geral, explicar o que você entendeu sobre um conteúdo pode ser um caminho interessante para verificar se há alguma dúvida a ser esclarecida.

4. Quando estudar sozinho, saia de perto do celular

O toque das notificações é algo que seduz qualquer usuário de smartphone. Então, se que saber como concentrar nos estudos, desligue o telefone ou, ao menos, a internet. E nada de só uma olhadinha. Distrações diminuem a sua capacidade de absorver o conteúdo das aulas, logo o uso deve ser feito apenas nos intervalos ou no término do estudo.

5. Se programe e descubra seu horário mais produtivo

Separe uma agenda de papel ou mesmo um quadro para organizar tarefas, horários de estudos – com início e fim – e ponha em prática. Escolha qual vai ser a pauta do dia e foque nela, mas não se prenda. Se nada estiver rolando, dê um tempo e volte logo depois.

Aliás, outra forma importante para estudar em casa é saber qual o seu horário mais produtivo. Caso renda de manhã, estude nesse horário. De noite, a mesma coisa. O importante é se adaptar e criar rotinas com sua cara, dentro do que for possível encaixar.

6. Organize o ambiente de estudo

Não existe como concentrar nos estudos com um ambiente desorganizado, não é mesmo? Retire a bagunça da mesa, deixe um espaço para os itens que for usar e deixe o foco apenas para o conteúdo.

7. Não deixe as dúvidas para depois!

Se você tem dúvidas na matéria, pergunte sempre que possível. Em ensinos à distância, é possível acionar o professor via chat, então faça isso o quanto antes! Não deixe que a dúvida vire um problema apenas no momento da avaliação.

Ou pior, adiar uma dúvida pode fazer com que ela caia no esquecimento! Não deixe isso acontecer.

8. Pode escolher uma música… desde que não a cante

Existem pessoas que se concentram mais ouvindo uma música – e tudo bem! Desde que, de preferência, seja em uma língua que você não entenda ou que seja apenas instrumental. Se a música tem versos que te fazem soltar a voz, o seu cérebro automaticamente vai esquecer da aula e focar no talento que você só mostra no banho.

9. A rotina é bem vinda, inclusive para seu cérebro

Vai começar a estudar em casa? Separe uns minutinhos para ver aquela série antes, ou para correr na esteira. Faça algo que vire uma rotina pré-estudo para seu cérebro entender aquele impulso como um aviso: “é hora de se concentrar”.

Já deu para entender como você deve fazer para estudar em casa, não é mesmo? Compartilhe as dicas com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *