Qual É a Diferença Entre o Curso De Administração e Administração Pública?

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Muitas pessoas acabam confundindo as áreas de Administração e Administração Pública. Há quem ache que ambas referem-se ao mesmo assunto, porém, não é bem assim. 

A administração está relacionada ao ato de gerenciar empresas privadas. Já a pública, de gerenciar processos e outros detalhes no âmbito público, ou seja, órgãos do Estado. Saiba mais sobre o assunto a seguir! 

Entenda o que significa a Administração Privada e Pública

Ao optar por ser um administrador de empresas privadas, você atuará dentro de alguma companhia de qualquer setor que seja. Ou então, pode até mesmo ser um empreendedor e criar sua própria empresa. 

Entende-se por instituições privadas todas àquelas que não estão vinculadas com qualquer órgão do Estado. 

Já em uma Administração Pública, é o contrário. Você atua dentro de instituições do Estado, governamentais, políticas, entre outras. Normalmente, só é possível ingressar nesse segmento por meio de concursos públicos. 

Dessa forma, quem faz administração de empresas e deseja atuar em setores do Estado, pode realizar uma pós-graduação em Administração Pública, por exemplo, e prestar concursos de ensino superior. 

Onde um administrador público pode trabalhar?

O administrador público pode atuar em órgãos do governo federal, estadual ou municipal, bem como em:

  • secretarias;
  • ministérios;
  • agências reguladoras;
  • concessionárias de serviços públicos; 
  • organizações internacionais;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • entre outras. 

O que se estuda em Administração Pública?

Ao optar por realizar um curso de Administração Pública, você entrará em contato com normas governamentais, aprenderá a realizar acordos, fazer financiamentos, avaliar políticas públicas, acompanhar licitações, controlar orçamentos e muito mais. 

O objetivo do curso é fazer com que o profissional saiba atuar dentro das leis e elaborar e avaliar políticas que atendam demandas coletivas, coordenando as etapas e operações. 

Caso você queira ser ainda mais específico em sua profissão, pode realizar algum curso com ênfase em um segmento público específico, como a área da saúde, educação, etc. 

A Faspec, por exemplo, oferece uma pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. Nesse curso, você aprende sobre:

  • fundamentos da Administração;
  • planejamento e gestão estratégica;
  • introdução ao Direito;
  • gestão financeira e orçamentária;
  • gestão de projetos;
  • desenvolvimento gerencial;
  • metodologia científica. 

Dessa forma, você se torna um profissional capacitado a gerenciar projetos como um todo na área de cidades, seguindo todas as normas estabelecidas pelo governo e regidas pela lei.

Ao concluir o curso, seu certificado reconhecido pelo MEC é gerado e você pode seguir seu sonho de obter um espaço na área! Entre em contato com a Faspec para mais informações.

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