Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Onde Atuam Os Profissionais De Segurança Do Trabalho?

2 min read
Saiba o que é o curso de Segurança do Trabalho, onde fazer e entenda melhor sobre a profissão e onde atuar.
profissionais trabalhando em uma construção
profissionais trabalhando em uma construção

A Segurança do Trabalho é uma área voltada a fiscalizar acidentes e promover a proteção dos trabalhadores. Ela é de extrema importância para oferecer qualidade de vida aos empregados. Saiba mais sobre o assunto neste artigo e veja onde estes profissionais podem atuar.

O que é Segurança do Trabalho?

Essa área de atuação é uma ciência que tem como objetivo proteger empregados durante sua jornada trabalhista. Por proteger, entende-se que é dever do profissional detectar se o ambiente é favorável e oferece qualidade e bem-estar, além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

A segurança do trabalho é definida por normas e leis dentro do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). 

Onde o profissional pode atuar?

Segundo a Norma Reguladora do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), todas as empresas que atuam dentro da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sejam elas privadas ou públicas, bem como os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, precisam ter um profissional voltado para a segurança do trabalhador. 

Dentro da área, é possível ter:

  • técnicos;
  • engenheiros;
  • médicos;
  • enfermeiros.

Quais as funções de um profissional de Segurança do Trabalho?

As atividades desenvolvidas pelo profissional da área irão depender de sua atuação, porém, de modo geral, pode-se dizer que:

  • técnicos e engenheiros ficam responsáveis por realizar programas e elaborar planos de prevenção de acidentes, passar orientações sobre riscos e como prevenir-se, inspecionar se as normas de segurança estão sendo seguidas, produzir laudos técnicos, entre outros; 
  • médicos e enfermeiros cuidam da saúde ocupacional, atendendo pacientes em consultas para diagnóstico e prevenção de doenças, tratando ferimentos que aconteceram no período de trabalho, realizar exames de admissão, entre outros. 

Onde fazer um curso desse segmento?

Para se tornar um profissional da área, você precisa realizar uma especialização. A Faspec oferece cursos de pós-graduação em Segurança da Saúde e do Trabalho na modalidade de ensino à distância (EAD).

A duração é de 12 meses e você recebe, ao concluir o curso, um certificado e diploma reconhecidos pelo MEC. Dentre as disciplinas desenvolvidas ao longo das aulas, temos:

  • biossegurança;
  • gerenciamento de perigos e riscos à saúde;
  • qualidade de vida;
  • Legislação Ambiental e do Trabalhador;
  • segurança e higiene do trabalho;
  • metodologia científica;
  • entre outros.

Com uma instituição de qualidade, que oferece todo o suporte que você precisa para realizar o curso, você consegue ter um aprendizado de excelência! Enriqueça seus conhecimentos e atue com o que você ama. 

Para saber mais informações sobre a pós, entre em contato com a Faspec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani