Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Diferença Entre Pós-Graduação e Especialização

2 min read
Saiba qual é a diferença entre pós-graduação e especialização e veja também outras modalidades de cursos de capacitação.
desenho de um retrato de uma pessoa formada e livros em uma estante
desenho de um retrato de uma pessoa formada e livros em uma estante

Quando o assunto é falarmos sobre a diferença entre pós-graduação e especialização, muitas pessoas acabam se confundindo. A verdade é que uma está relacionada com a outra. Vamos explicar melhor sobre isso ao longo deste artigo. Confira! 

Qual a diferença entre pós-graduação e especialização?

Tentar entender a diferença entre pós-graduação e especialização é um equívoco. Isso porque, na verdade, a especialização é um tipo de pós-graduação. 

Entende-se por pós-graduação todos aqueles cursos feitos depois de graduados, ou seja, que pedem o diploma do curso superior. 

A especialização é um dos principais tipos de pós. No Brasil, inclusive, utilizamos o termo “pós-graduação” para nos referirmos às especializações. Mas outros tipos de cursos também se enquadram nessa modalidade “depois da graduação”, como o mestrado, doutorado, pós-doutorado e MBA (Master in Business & Administration).

Para melhorar seu entendimento, vamos dar um exemplo: quando você escuta que a pessoa concluiu a faculdade de Administração e vai fazer uma pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades, por exemplo, isso significa que ela está realizando uma pós do tipo especialização. 

Tipos de pós-graduação

Sendo assim, ficou claro que não há exatamente uma diferença entre pós-graduação e especialização, pois elas estão interligadas. 

Ao escolher fazer uma especialização, você vai conseguir ter uma visão mais aprofundada sobre determinado tema, se tornando um verdadeiro especialista no assunto e podendo direcionar sua atuação no mercado de trabalho para tal. 

Além dessa modalidade, vamos compreender também o que são alguns outros tipos de pós-graduação? Veja:

MBA

O MBA tem como foco um ambiente mais mercadológico, voltado mais para cargos de gerência, administração, empreendedorismo, coordenação, entre outros. 

Mestrado

Quem opta pelo mestrado pretende prolongar seus estudos já iniciados na graduação, mas é possível, também, escolher outra área e ampliar ou redirecionar sua carreira. 

O mestrado pode ser acadêmico, voltado para quem quer lecionar, ou profissionalizante, para quem atuará no mercado de trabalho. 

Doutorado

O curso de doutorado ou PhD (Doctor of Philosophy) tem como objetivo formar pessoas interessadas em realizar pesquisas na área. Ele pode ter um cunho mais profissional ou acadêmico, podendo atuar como professor em instituições de ensino. 

Gostou de entender melhor sobre as possibilidades da pós-graduação? Para você que deseja realizar os cursos de especialização, confira as oportunidades disponíveis na Faspec e amplie seus conhecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani