Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Denotativo X Conotativo

1 min read
mulher sentada utilizando o notebook
mulher sentada utilizando o notebook

As palavras na língua portuguesa apresentam variações de significados, podendo assumir os sentidos conotativo e denotativo. O sentido conotativo é quando a palavra assume um sentido figurado, enquanto o denotativo é quando ela assume seu sentido próprio, literal. Entenda melhor cada uma dessas variações.

 

Denotação

A denotação ocorre quando uma palavra é assume o seu significado original, independentemente do contexto em que aparece.

Ex.: O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. 

O sentido denotativo tem como finalidade informar a mensagem de forma clara e objetiva. Por isso, é usada em textos informativos, como jornais e bulas de remédio.

 

Conotação

Já o sentido conotativo ocorre quando a palavra é usada de forma figurada, subjetiva. Nesse caso, o significado do termo depende do contexto em que está inserido. Por isso, o sentido conotativo costuma ser bastante usado na literatura.

Ex.: Meu irmão é um cachorro.

 

Diferenças

Confira mais alguns exemplos de sentenças para entender a diferença entre os dois sentidos.

  • Quebrei a tampa do fogão – denotativo

               Quebrei a cabeça pensando naquilo – conotativo

 

  • As estrelas brilham no céu – denotativo

Ele é a estrela do time – conotativo

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da UNIOrka e atinja seus objetivos de estudo. Conte com a gente nessa jornada!

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani