Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Como Passar em Uma Entrevista de Emprego?

2 min read
Quer saber como passar em uma entrevista de emprego? Confira algumas dicas para os próximos processos seletivos!
entrevistadora e entrevistada conversando no momento da entrevista de emprego
entrevistadora e entrevistada conversando no momento da entrevista de emprego

Ao ter uma oportunidade de trabalho, surge a dúvida de como passar em uma entrevista de emprego. Com ela, vem o medo de não conseguir o cargo. Mas isso é normal!

Isso faz com que sua vontade de passar na entrevista seja ainda maior e a ansiedade também. Porém, fique calmo! Elaboramos algumas dicas para que você relaxe, mostre o seu melhor e comemore com a mensagem de aprovação do RH. 

Como passar em uma entrevista de emprego?

Como explicar a desclassificação de excelentes profissionais, qualificados e aptos para os mais variados cargos? Embora muitos tenham conhecimento e competência para a área, é preciso se sair bem, também, na entrevista.

Questões como o nervosismo, estresse e a ansiedade podem ser os principais fatores para a não classificação. Por isso, horas antes do processo seletivo, tente manter a calma. 

Saber como passar em uma entrevista de emprego tornará você confiante de si e, consequentemente, mais perto do “sim” do que do “não”. Sabendo disso, separamos as seguintes dicas:

Para antes da entrevista

Pesquise sobre a empresa

Você deve saber para qual cargo está se candidatando, certo? Mas, além disso, conhecer brevemente o histórico da empresa, seu segmento, produtos e serviços é necessário. 

Pode ser que os recrutadores te façam perguntas envolvendo algum tipo de serviço da empresa, por exemplo. Por isso, faça uma pesquisa sobre os principais pontos:

  • missão, visão e valores;
  • histórico da empresa;
  • produtos;
  • serviços;
  • ramo de mercado;
  • se há mais de uma sede.

Faça um breve resumo sobre si

É importante estar bem preparado para saber como passar em uma entrevista de emprego. Faça um breve resumo das suas experiências profissionais, competências, qualidades e objetivos. O autoconhecimento e a confiança são dois fatores poderosos em uma seleção.

Durante a entrevista

Evite comentários “polêmicos”

Caso não seja perguntado sobre política, por exemplo, não diga nada. Não tem como sabermos qual a opinião do recrutador sobre o assunto e você pode perder uma grande oportunidade.

Pergunte

Você é a pessoa que está sendo avaliada, mas nada te impede de tirar suas dúvidas. Perguntar, inclusive, mostra interesse — o que é um ponto positivo!

Fale sobre você com moderação

Falar sobre si é necessário, mas cuidado com falas exageradas. Os recrutadores são treinados para captar “gafes” e, possivelmente, sabem quando um candidato está mentindo ou se exibindo. Seja honesto e humilde com as suas qualidades.

Agora que sabe como passar em uma entrevista de emprego, leia mais conteúdos assim no blog da Faspec!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani